Arteterapia

download (4).jpg
download (5).jpg
images (17).jpg

 Um caminho seguro para o autoconhecimento e criatividade

download (2).jpg

         A Arteterapia é um processo terapêutico que favorece o autoconhecimento e a criatividade, tendo como ferramenta a arte, que funciona como intermediária entre o cliente e o terapeuta.

        Neste caso, entende-se por arte não a técnica artística, mas sim as produções e as propriedades dos materiais de arte, e a maneira como esses materiais, com suas características físicas, podem auxiliar a pessoa em sua própria compreensão, bem como ser, um agente facilitador de acesso ao subconsciente e às emoções. Fenômeno este que atribuímos o nome de Isomorfismo.

                       Conflitos de ordem emocional podem ser compreendidos e elaborados através deste processo . Nesse caso, o Arteterapeuta , conduz o paciente em sua auto interpretação, no desvelamento de suas necessidades, dos seus pontos fortes, das habilidades e pontos a serem desenvolvidos. O arteterapeuta, não faz uso da interpretação, apenas guia, acolhe, encoraja a pessoa ao autodescobrimento, de maneira segura e potencialmente ativa, fazendo com que este, pelo processo de equivalência, passe a atuar de uma maneira mais positiva em sua vida.

               Não é necessário ter habilidades manuais para se beneficiar da arteterapia como processo terapêutico. Neste processo , não há certo ou errado. Bonito ou feio. O que há é um aumento de consciência, de criatividade, de insights , que direcionam à mudanças em sua própria postura diante dos acontecimentos do dia a dia.

               Cores, rabiscos, linhas e formas. Recortes, colagens, argila e massa de modelar. Tinta, poesia, fotografias, consciência corporal e movimentos terapêuticos entre tantos outros recursos, são meios de promover crescimento e empoderamento rumo às transformações necessárias.

                Seu uso pode ser feito em vários contextos. Individual, em grupo, em escolas, hospitais e empresas. Podendo ser aplicado em crianças, adultos, jovens e idosos, respeitando sempre a individualidade , as limitações e os potenciais de cada etapa e contexto.

" A Arteterapia é o uso terapêutico da atividade artística no contexto de uma relação profissional por pessoas que experienciam doenças, traumas ou dificuldades na vida, assim como por pessoas que buscam desenvolvimento pessoal... Arteterapeutas são profissionais com treinamento tanto em arte como em terapia. Tem conhecimento sobre desenvolvimento humano , teorias psicológicas, prática clinica.... utilizam a arte em tratamentos,avaliações e pesquisa, oferecendo consultorias a profissionais de áreas afins. Arteterapeutas trabalham com pessoas de todas as idades , indivíduos, casais, família, grupos e comunidades. Oferecem seus serviços individualmente ou como parte de equipes profissionais, em contextos que incluem saúde mental, reabilitação, instituições médicas, legais, centros de recuperação, programas comunitários, escolas instituições sociais, empresas,ateliês, e prática privada." (AATA,2003) * AATA American Association of Art Thepapy.